Assista Uma Aula Gratuita do Curso Interpretação Bíblica

Quero Assistir...

Ansiedade: 7 coisas que a Palavra de Deus nos diz para a cura

Para ser um cristão que segue a palavra de Deus é preciso Ler a Bíblia. Isso reque esforço, estudo.

Assista Uma Aula Gratuita do Curso Interpretação Bíblica

Compartilhe agora mesmo:

Ficamos com ansiedade quando desviamos o nosso olhar de Deus e de tudo aquilo que Ele já fez e é capaz de fazer.

As preocupações do mundo, a correria do dia a dia, os imprevistos, são coisas que podem tirar a nossa paz.

Apesar disso, devemos acreditar no poder de Deus e confiar que Ele nos ajudará a ultrapassar qualquer barreira que estiver no nosso caminho!

Vencendo a ansiedade com a Palavra de Deus

A palavra de Deus nos da todas as respostas que precisamos para concentramos a cura.

Não estamos aqui descartando totalmente o tratamento médico e com medicação pois, os medicamentos pode, em um primeiro momento, aliviar a tensão, regular o seu sono e os horríveis sintomas que a ansiedade nos traz.

Mas para você sair definitivamente dos medicamentos, e voltar a ter uma vida de paz, com mais coragem, animo e expectativa do futuro, a Jesus Cristo é o caminho.

Para vencer a ansiedade Deus ´é o caminho mais curto e seguro

Primeiro: Conte o seus problemas para Deus

Seja por causa de dificuldades financeiras, um relacionamento complicado ou uma carga de trabalho enorme, a ansiedade pode infiltrar em nossas vidas de muitas formas.

Pode ser apenas uma sensação geral de desconforto ao longo do dia, uma noite agitada sem sono ou um ataque de pânico. Se você é um cristão lidando com a ansiedade, uma das primeiras coisas que talvez sinta é culpa.

“Se sou um verdadeiro cristão, deveria estar me sentindo assim?” 

Esse é um pensamento que pode ocupar sua mente com frequência. Na passagem que iremos compartilhar, o autor do Salmo 55:22 nos diz para entregarmos os problemas ao Senhor e Ele nos ajudará.

“Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e ele te susterá; não permitirá jamais que o justo seja abalado.”

Salmos 55:22


Observe que o versículo não diz que devemos ter todas as respostas. Ele não diz que jamais experimentaremos ansiedade. Em vez disso, ele diz que quando tivermos problemas, devemos entregá-los ao Senhor.

Aqui está a boa notícia: você já está fazendo isso! Ao ler este Artigo, está reconhecendo que você não pode derrotar sua ansiedade sozinho, mas que precisa da ajuda de seu Pai Celestial. Não importa suas circunstâncias, é importante voltar-se para Deus.

Meu desafio para você hoje é que você dê mais um passo com o propósito de entregar seus problemas ao Senhor. Aqui estão algumas ideias

Passe 5 minutos hoje em oração e diga a Deus o que está te deixando ansioso.

Escreva sobre como você se sente e como isso tem te afetado.

Reúna-se com um amigo cristão de confiança e converse com ele sobre sua ansiedade.

Antes de começarmos a ler essas maravilhosas dicas quero lhe apresentar dois artigos muito interessante que publicamos em nosso blog, o primeiro é Como Interpretar a Bíblia de forma clara e objetiva e o segundo é Como Memorizar versículos Bíblicos de forma simples.

Segundo: A fé inabalável em Deus

Às vezes acontecem coisas que você não pode controlar ou prever. A ansiedade surge quando você perde tempo se estressando com essas coisas. Seja a ansiedade por um prazo final que se aproxima ou a preocupação crônica e exagerada por qualquer razão, você não está sozinho. Mesmo que não consiga imaginar, Deus dá esperança abundante àqueles que – em meio ao caos – separam um tempo para ouvir a Sua voz.

Romanos 15:13 é uma oração do apóstolo Paulo para alguns cristãos em Roma, mas se prestar atenção poderá ouvir a voz de Deus falando com você. Paulo escolhe as palavras cuidadosamente ao mencionar “Deus da esperança”. Você entendeu isso? A esperança está na natureza de Deus. Mas Paulo não pede a Deus para simplesmente acabar com a ansiedade deles.

“Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo.” Romanos 15:13

Deus poderia fazer isso? Claro, mas ele sabia que os romanos voltariam para a mesma situação caso não mudassem seus pensamentos. Em vez disso, ele pediu a Deus para enchê-los “de alegria e paz” porque quando estamos verdadeiramente cheios de alegria e paz, não há espaço para a ansiedade.

Mas, não é assim tão simples. Deus poderia conectar os romanos à Sua fonte infinita de alegria e paz, encher seus tanques espirituais, e não deixar absolutamente nenhum espaço para a ansiedade se esconder. Mas Deus sabia que se eles não mudassem seus hábitos mentais, a alegria e a paz acabariam por dar lugar à ansiedade. Então, Ele exigiu uma coisa antes de derramar a alegria e a paz do céu. A próxima parte do versículo diz “por meio da fé que vocês têm nele”.

Está vendo? A Fé é o segredo que traz paz e alegria abundante, esmagando toda a ansiedade. Você tem fé em Deus? Não apenas superficialmente, com palavras – mas o tipo de fé que lhe permite desprender-se de tudo aquilo à que você tem se agarrado firmemente.

A fé é uma varinha de condão? Não. Não há varinha de condão que possa instantaneamente remover todos os traços de ansiedade profundamente enraizada. Mas Deus é fidedigno. E confiar Nele trará cura ao seu espírito e mente. Ele pode ser a rocha sobre a qual você se firma ao enfrentar as garras da ansiedade que te prendem.

Deus é digno da mais profunda confiança. Quando você confia Nele, Ele te enche de tanta alegria e paz que você literalmente transborda de esperança. Você pode não ter ideia de como é isso, e pode ser muito difícil confiar em Deus. Mas a essência da fé é dar um passo e arriscar-se quando você não sabe o que vai acontecer a seguir.
Você pode encontrar a coragem para se desprender daquilo que você tem agarrado e confiar em Deus hoje?

Terceiro: Nos dias bons fortaleça na Palavra de Deus lendo a Bíblia

A ansiedade pode ser imprevisível. Num momento está tudo bem. Logo após, você é varrido por uma onda de debilitante caos emocional e mental. Você respira profundamente. Fecha os olhos. Diz as palavras calmantes que aprendeu a dizer quando sente-se atacado pela ansiedade. Mas a ansiedade não nos impacta fisicamente apenas. Ela toma conta de tudo.

É por isso que devemos aliar as respostas físicas com as verdades espirituais que nos ajudam a mudar o foco. Nossas mentes precisam encontrar descanso. A Bíblia nos ajuda a recalibrar e acalmar nossos corações.

Em primeiro lugar, temos de nos armar com as Escrituras quando estamos em paz de espírito para que, quando o ataque vier, estejamos prontos para lutar. Memorize passagens das Escrituras que podem servir como armas quando essas ondas de ansiedade o atingirem. Esses versículos nos lembram da verdade sobre Deus e fixam nossos olhos longe daquilo que nos leva a lugares escuros.
Isaías 12:2 diz que podemos confiar em Deus para nos salvar e que não precisamos ter medo. Isso é tão forte! Não precisamos temer. Podemos confiar em Deus. Ele nos salvará. Ele é o Senhor. Ele está acima de tudo, e Ele pode nos salvar, não importa quão longe estivermos. Ele está lá.
Quando enchemos nossa mente com declarações como estas, damos a Deus permissão para tirar a carga de nossos corações sobrecarregados e nos dar descanso. Estas declarações também nos dão o poder para lutar e vencer as batalhas que enfrentamos.

“Deus é a minha salvação; terei confiança e não temerei. O Senhor, sim, o Senhor é a minha força e o meu cântico; ele é a minha salvação!” Isaías 12:2

Repita essas declarações até sentir que as ondas de ansiedade passaram, porque a repetição da verdade nos liberta das mentiras da ansiedade.
Deus deseja esse tipo de dependência de nós. Não precisamos esperar por uma batalha mental traumática para só então meditarmos em Sua Palavra. Acredito que quando minha mente está focada na verdade das Escrituras, os gatilhos que uma vez me oprimiam têm menos poder pois em Romanos 8:6 nos diz que “A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz;”
Busque a Deus através da Sua Palavra. Deixe-o assumir seus pensamentos e remover a ansiedade que se instala em sua alma. Escolha entregar a Ele seu medo. Confie Nele para salvá-lo.

Aviso muito importante!!!

Se você canta, toca ou tem esse sonho de tocar lindos louvores para nosso senhor deixaremos aqui dois artigos especiais: O primeiro fala de um Curso de Violão para Igrejas e o segundo fala de Um Curso de Teclado para Igrejas, vale a pena da uma olhada nos artigos.

Quarto: O Senhor estará sempre ao seu lado

No livro de Romanos, Paulo diz que no momento que você confessa Jesus como seu Senhor e Salvador, você começa a fazer parte da família de Deus, e Ele se torna seu Pai. Deus não é um pai comum. Seu pai terreno é humano e pecador, o que significa que ele já o decepcionou no passado e provavelmente o decepcionará no futuro.

Deus é perfeito e bom. Ele nunca te decepcionará. Sofonias 3:17 descreve o incrível amor que o Pai Celestial tem por você: Ele está com você, Ele tem prazer em você e Ele se alegra com você! Sofonias diz que Deus é também seu protetor e seu consolador. “Com o Seu amor, Ele acalma todos os seus medos.”

“O Senhor, o seu Deus, está em seu meio, poderoso para salvar. Ele se regozijará em você; com o seu amor a renovará, ele se regozijará em você com brados de alegria”. Sofonias 3:17

Salmo 139 diz que Deus está com você desde o momento em que foi gerado no útero da sua mãe, e que Ele estará com você onde quer que vá. Você é a obra-prima de Sua criação, e Ele te sustenta enquanto você descobre e vive tudo o que Ele te criou para ser.

Imagine isto: uma criança está deitada na cama dormindo profundamente enquanto uma tempestade cresce em intensidade à medida que a noite avança. Um choque súbito de raios e trovões faz com que a criança acorde assustada, ela chora por ajuda, um pai amoroso entra correndo e a envolve em seus braços. Assim como esse pai, Deus está sempre disponível para você. Em Seu amor, ele acalma todos os seus medos.

Quinto: Se aproxime cada vez mais de Jesus

Na vida, você enfrentará várias situações difíceis. Se não se preparar com antecedência para esta realidade, pode ser estressante quando essas situações aparecerem. Uma forma de combater a ansiedade é cercar-se das pessoas certas – aquelas que podem ajudá-lo a passar por isto. Se um desafio parece grande demais para ser superado, ter alguém com quem compartilhar esse fardo pode ajudar ou até mesmo resolver o problema.
Jesus eleva essa paz a um outro nível.

Ele está sempre com você, onde e quando você precisar. Quando a vida te desafia, é confortante saber que Jesus está presente para ajudá-lo a superar qualquer obstáculo. Ao se aproximar Dele, você começa a sentir paz – mesmo em situações difíceis… mesmo enquanto luta contra a ansiedade.

“Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração.”

Tiago 4:8


Quando você coloca a confiança no Senhor, e não em si mesmo (ou nas circunstâncias), as dificuldades da vida não parecerão tão difíceis assim. Você terá menos preocupações e mais paz, porque saberá que Jesus está andando com você através de tudo o que está enfrentando. Assim como ampliar seus conhecimentos pode te ajudar em um teste ou projeto, aumentar sua fé o ajudará a confiar em Jesus.

Você não tem que passar por isso sozinho. Jesus está à sua disposição. Coloque seus pensamentos ansiosos diante Dele porque Ele cuida de você

Sexto: Vença o pecado assim como Jesus foi vitorioso

Na vida você terá problemas. Por causa de nossa natureza pecaminosa e dos esquemas do inimigo, problemas podem ser encontrados por toda parte. Não deveríamos ser surpreendido pelos problemas; Jesus nos diz claramente que teremos problemas neste mundo. Por que Ele diria isso? Porque Ele é honesto e nos ama. Ao nos preparar antecipadamente, Jesus está nos ajudando a evitar a dúvida e o medo quando nos encontrarmos em tempos difíceis.

Jesus nos mostrou o que é a obediência humilde. Ele foi obediente ao passar por situações muito mais difíceis do que a maioria de nós vai enfrentar – até à morte na cruz. Agora, Ele se senta à direita de Deus Pai, intercedendo em nosso favor. Podemos ter conforto ao saber que temos um amigo que simpatiza com nossas fraquezas.

Podemos celebrar sabendo que toda jornada difícil nos aproxima de Cristo e de Seu reino eterno. Esta é a nossa esperança: Jesus Cristo venceu o pecado e a morte para sempre. A morte não poderia segurá-Lo, a sepultura não poderia contê-Lo, o poder do pecado não poderia derrotá-Lo e as trevas não poderiam prevalecer contra Ele!

Uma vez que a obra de Cristo consumada na cruz nos permite ser filhos de Deus, nós também podemos vencer o pecado. Jesus já superou o mundo – e isso inclui todas as situações difíceis contidas nele. Agora podemos ansiar pelo lar eterno com Jesus.

Sétimo: Aproveite o hoje, não se preocupe com o amanhã

Viver o presente pode ser difícil. É difícil simplesmente aproveitar o hoje, o que temos hoje, e as pessoas com quem podemos compartilhar as experiências hoje. Tantas coisas demandam atenção, nossa agenda e energia mental. Às vezes parece impossível concentrar-se no hoje porque o amanhã já está nos puxando.

Jesus nos disse para fazer algo radical – Ele disse para não nos preocuparmos com o amanhã. Em Mateus 6:34 Jesus diz que irá nos equipar para lidar com os problemas de hoje apenas – não com os de amanhã, da próxima semana ou do próximo mês.

“Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.” Mateus 6:34

Alguns dias isso é mais difícil do que outros. É fácil não me preocupar com o amanhã quando “amanhã” será um sábado relaxante de folga. Mas fica muito mais difícil quando “amanhã” é o dia em que tenho aquela grande reunião (ou consulta no dentista!).

Se nos preocupamos com o amanhã e com tudo o que ele pode trazer, estamos na verdade tentando controlar algo que está sob o controle Dele e não nosso. Sejamos honestos, não temos ideia do que pode acontecer amanhã. Não sabemos nem o que acontecerá hoje mais tarde! No entanto, podemos conhecer aquele que controla o hoje. E o amanhã. E o sempre.

Reserve algum tempo hoje para descansar e meditar sobre esse fato. Aproveite este momento, hoje, sabendo que Deus tem o hoje e o amanhã em Suas mãos. Deixe Sua paz dar significado ao “hoje”.

Não esqueça de comentar, nos seguir em nossas redes sociais e compartilhar em seus grupos e com os seus amigos...

Lhe desejamos Graça e Paz

Artigo Princípios Bíblicos

Três princípios para mudar de vida e o seu destino em 2021

Libertação espiritual: quebra de cativeiros e cura das feridas emocionais

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


12 Comentários

Para ser um cristão que segue a palavra de Deus é preciso Ler a Bíblia. Isso reque esforço, estudo.

Assista Uma Aula Gratuita do Curso Interpretação Bíblica

Assista Uma Aula Gratuita do Curso Interpretação Bíblica

Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido. (Josué 1:8)

Acesso Imediato