Como perdoar uma traição e seguir a vida com alegria

como perdoar uma traição

Você já deve ter ouvido a frase “ninguém é perfeito” entretanto, se ninguém é perfeito as pessoas naturalmente errarão.

Por outro lado, ninguém espera uma traição de quem amamos muito. Dessa forma precisamos saber como perdoar uma traição e seguir o nosso caminho com ou sem a pessoa.

Porque? Porque você pode ser traído ou traída. De forma alguma você pode viver em uma paranoia, mas é preciso vigiar. Eu entendo que a traição não é a ausência de amor, são as circunstância que as vezes levam as pessoas a tomarem decisões erradas.

Infelizmente, muitas dessas pessoas nos machucarão de alguma forma, por isso, nesse artigo vamos tentar ajudar as pessoas que passaram por essa terrível experiência a perdoar de coração.

As magoas vem da nossa família e do nosso circulo intimo de amizade

As traições que geram feridas profundas só podem acontecer de um grupo de pessoas: nosso circulo intimo de amizade ou familiares. Ninguém de fora poderá nos decepcionar tanto quando as pessoas que convivemos, até mesmo a pessoa que dorme ao nosso lado.

As situações geralmente “cai em nosso colo”. Ninguém espera, ninguém prever, simplesmente acontece e quando nos damos conta estamos totalmente “dentro de um furação” que nos causa muita dor, mágoa e ressentimento.

Podemos entender as traições e as maneiras de perdoar alguém como uma coisa inerente ao ser humano: todos nos somos pecadores e estamos destituídos da Glória de Deus (Romanos 3:23) . Desse modo, perdoar é uma questão de sobrevivência.

Logo quando descobrimos uma traição, nesse primeiro momento o nosso desejo “carnal” é agir utilizando a famosa lei “olho por olho, dente por dente” entretanto, essa lei nos levar a feridas ainda mais profundas.

Os problemas só aumentarão e a dor não irá passar, mesmo que você faça a mesma coisa com a outra pessoa. Sabe porque? Porque infligir na pessoa o mesmo mal, não irá lhe trazer de volta o que você perdeu. Não é justo você ficar estacionado no rancor e na vingança, uma vez que isso lhe impedirá de avançar. O melhor caminho é buscar o perdão.

Indicação importante.

Busque sempre a Deus e aqui iremos indicar o artigo Curso de Interpretação Bíblica Online. De uma conferida ok?

Mas o que a Bíblia fala sobre o perdão?

A palavra Perdão aparece 37 em toda a Bíblia. Parece pouco, não é verdade?

Sabendo que todos temos que aprender como perdoar uma traição um dia. entretanto, as vezes que a traição aparece, é tão repentino que deixa nossos pensamentos confusos, sem sabermos o que fazer. Mas Jesus tem nos da as instruções.

Jesus disse: “Tenham cuidado! Se o seu irmão pecar, repreenda-o; arrependendo, perdoe. Se pecar contra você sete vezes num dia e cada vez vier e disser: “Me arrependo”, então perdoe” (Lucas 17.3,4). Depois de ouvirem isso, os apóstolos pediram: “Aumente a nossa fé”.

Quando os discípulos escutaram aquelas palavras de Jesus, ficaram paralisados e pensativos do quão era difícil seguir aquele mandamento.

Jesus foi traído com um beijo pelo seu discípulo Judas. Jesus sabia como perdoar uma traição pois ele veio para implantar esse amor fraternal entre os homens.

Mau sabia os discípulos que o Cristo não iria somente falar sobre o perdão, mas iria vivê-lo na prática e ensinar como perdoar alguém ao ser pregado em uma cruz.

Ter uma palavra de conforto após ser traído, abençoar aqueles que querem lhe fazer mal, agir conforme o Espirito Divino e não pela carne, não é uma tarefa fácil.

como perdoar uma traição segundo a palavra de deus

Mas porque devemos perdoar uma traição?

Primeiramente porque é um mandamento de Deus e uma condição citada na oração do Pai Nosso: Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. (Mateus 6.12) e segundo porque você precisa viver. Ficar preso a acontecimentos do passado não lhe trará nenhum benefício.

Sentimentos como ressentimento, mágoa e raiva nos machuca tanto mentalmente quanto fisicamente, então o perdão é, antes de qualquer coisa, cuidar de você mesmo, além de muitos outros benefícios tais como: 

  • Deixar de concentrar no que aconteceu e começa a focar em sua vida, seus propósitos e seus projetos;
  • acabar com o estresse gerado pela ofensa recebida, é como tirar um enorme peso das coisas;
  • Passar a analisar o fato com uma ótica mais humana, se colocando no lugar da pessoa, sendo misericordioso e reconhecendo que você também comete erros;
  • seguer o exemplo de Jesus Cristo que, quando maltratado, cuspido, xingado e pregado em uma cruz disse as palavras: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo!” (Lucas 23:34).

Quando se fala em perdão, há sempre essa frase: “A mágoa, o ressentimento ou o desejo de vingança  é um veneno que você toma esperando que o outro morra”.

Você sabia que pode controlar os seus pensamentos? Isso mesmo! Uma boa alternativa para perdoar com mais facilidade é inundar sua mente de pensamentos positivos intencionais, olhando ao seu redor, certamente você encontrará muita coisa para agradecer.

Uma Dica Super Interessante.

Se você tem vontade de tocar um instrumento ou conhece alguém que tenha, encaminhe esse artigo que fala sobre um Curso de Teclado Online, voltado para musicas Gospel.

Como perdoar uma traição e continuar o relacionamento

Precisamos entender que saber como perdoar alguém é diferente de manter a amizade, a parceria, o namoro, a sociedade, o casamento etc…

Primeiramente você precisa decidir perdoar, pois o perdão é uma decisão, depois, você irá avaliar se vale a pena ou não manter o relacionamento com a pessoa que lhe machucou. 

Desse modo, o ideal é que, analisando a situação por uma ótica mais abrangente, você consiga identificar se o erro cometido é uma falta de caráter ou um acidente.

Algumas dicas simples para identificar:

  • Falta de caráter: A pessoa cometeu o mesmo erro uma, duas, três e provavelmente conterá novamente.
  • Acidente: O erro aconteceu por uma situação específica na vida da pessoa, ela sempre teve uma conduta séria mas por algum motivo caiu nessa situação e se encontra profundamente arrependida.

Jesus Cristo sabia que a falta de perdão traria consequências terríveis para a vida das pessoas, fisicamente, mentalmente e espiritualmente.

Tanto é verdade que há muitas passagens que fala sobre como perdoar alguém e tem uma que condiciona o perdão que recebemos de Deus ao perdão dado ao irmão, ou seja, se você não perdoar o Pai celestial também não lhe perdoa.

E, quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial perdoe os seus pecados. Mas, se vocês não perdoarem, também o seu Pai que está nos céus não perdoará os seus pecados”.

(Marcos 11:25-26)

Desse modo, perdoar é obrigatório, entretanto, seguir o relacionamento, depende. Essa é uma resposta que somente você poderá responder pois vai depender do quanto você conviveu e conheceu a pessoa.

Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.

(Efésios 4:32).

O perdão é o remédio que traz alívio para a alma

Tu és bondoso e perdoador, Senhor, rico em graça para com todos os que te invocam.

(Salmos 86:5).

A descarga emocional e física que você libera ao conseguir perdoar uma pessoa completamente é muito forte. É como você liberar um peso de toneladas das suas costas. O alívio é imenso e sua vida começa a entrar nos trilhos. 

Já ouvi dizer que o coração é o único órgão que não sente dor pois pode acreditar, quando a mágoa é grande o coração sangra de dor. É algo tão forte que fica visível na nossa aparência física e espiritual pode isso, temos que entender como perdoar alguém. 

Deus, por meio do seu filho Jesus Cristo, nos perdoou primeiro

Deus nos cobra algo que eles já nos deu de graça, pela graça. Na época que Jesus Cristo veio ao mundo, em forma de Homem carnal, todos nos carregamos conosco o pecado original cometido por Adão e Eva no paraíso.

Jesus Cristo foi o segundo Adão que veio para nos libertar assim como está escrito:

pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus,

(Romanos 3:23)

Desse modo, todos nós somos pecadores e quem diz que não tem pecado é mentiroso.

Se declaramos que não temos pecado algum enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.

(1 João 1:8)

O maior modelo de perdão que temos é o próprio Senhor Jesus. Não há exemplo mais excelente que esse. Deus entregou o Seu único Filho,

“no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça”

(Efésios 1:7).

Nesse versículo vemos a palavra remissão, que é o mesmo que perdão. E, com o sangue, podemos nos lavar de todo pecado:

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”

(1 João 1:9).

Jesus Cristo dar o maior exemplo de humildade

“Em seguida (Jesus) pôs água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha”

(João 13.5).

Jesus lidou com o fedor, o suor e a sujeira de um longo dia de uso de sandálias.

E então Jesus acrescenta a surpresa: “Vocês me chamam de “Mestre” e de “Senhor” e têm razão, pois eu sou mesmo. Se eu, o Senhor e o Mestre, lavei os pés de vocês, então vocês devem lavar os pés uns dos outros”

(João 13.13-14). 

Assim como ele nos perdoou, então, vamos continuar com o trabalho de perdoar aqueles que pecam contra nós. Não importa o quão difícil e fedorento o pecado seja. 

Quantas Vezes Devemos perdoar?

Quantas vezes devo perdoar quem peca contra mim? Sete vezes é um número razoável?

O questionamento de Pedro a Jesus, também é o nosso, quase implorando para que Jesus aponte um caminho de justiça, de acerto de contas.

Mas ele diz:

“Você não deve perdoar sete vezes, mas setenta vezes sete vezes”

(Mateus 18.22). 

Diante da maldade explícita de pessoas mau intencionada, e da injustiça escondida em nós, somos lembrados de quem Deus é, de sua misericórdia e do amor escandaloso de Jesus por todos nós.

Espero que tenha gostado da reflexão e espero que tenhamos lhe ajudado a entender como perdoar uma traição.

Não esqueça de comentar, nos seguir em nossas redes sociais e compartilhar em seus grupos e com os seus amigos..

Lhe desejamos Graça e Paz

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *